Homenagens

Times dos Sonhos

Apesar de Nilton Santos já ter parado de jogar futebol há muitos anos, até hoje ele vem sendo escalado nas mais diversas seleções pelo o mundo inteiro. Ele figura entre os melhores jogadores do Botafogo, do Brasil e do mundo na opinião de muita gente. Confira os timaços abaixo:

A mais importante talvez seja a seleção do século eleita pela FIFA, órgão máximo do futebol mundial, em 1998. Nela, Nilton figura entre os melhores do mundo ao lado de outros três brasileiros: Garrincha, Carlos Alberto e Pelé.

O time seria assim: Yashin, Carlos Alberto, Bobby Moore, Beckenbauer, Nílton Santos, Cruyff, Platini, Garrincha, Pelé, Di Stefano e Maradona;

A extinta revista Realidade, publicação da Editora Abril de São Paulo, consultou cerca de cem jornalistas esportivos do Brasil para eleger a seleção brasileira de todos os tempos. O time foi montado no início da década de 70 e tem como titulares: Gilmar, Djalma Santos, Domingos da Guia, Orlando e Nilton Santos. Zito e Didi. Garrincha, Leônidas, Pelé e Ademir.

Uma enquete realizada pelo Jornal Folha de São Paulo, em 1994, apontou os 11 melhores jogadores que o Brasil já teve. Em pé, da direita para a esquerda, Nilton é o segundo. Eis o time: Gilmar, Carlos Alberto, Luis Pereira, Domingos da Guia, Nilton Santos e Zito; Garrincha, Zizinho, Leônidas da Silva, Pelé, Didi e o Técnico Telê Santana.



A Federação Italiana de Futebol também colocou Nilton entre os 11 melhores. Em 1988 foi feita uma votação e o time ficou assim:

Banks - Leandro Andrade, Bobby Moore, Beckenbauer, Nílton Santos - Cruyff, Meazza - Garrincha, Pelé, Maradona, Puskas

O Jornal do Brasil, em 1994, reuniu 21 Botafoguenses e eles escalaram o melhor time com jogadores que já passaram pela história do Clube. Não restou dúvidas de que Nilton seria o lateral esquerdo.



O time: Manga; Carlos Alberto, Basso, Leônidas, Nilton Santos; Didi, Gérson, Paulo César, Garrincha; Jairzinho, Heleno de Freitas.

A votação foi feita pelos botafoguenses: Beth Carvalho, Bebeto de Freitas, Benedita da Silva, Emilinha Borba, Stepan Nercessian, Antônio Grassi, Carlos Eduardo Novaes, Oldemário Touguinhó, Chris Couto, Mauro Ney Palmeiro, Luiz Mendes, César Maia, Victor Biglione, Hélio de La Peña, Carlos Augusto Montenegro, Oswaldo Sargentelli, Armando Nogueira, Agnaldo Timóteo, Lídio Toledo, Válter Alfaiate e Roberto Porto.

O Jornal A Tarde, de Salvador, Bahia, elegeu, em 2004, a seguinte seleção de melhores jogadores do mundo. E o Nilton, claro, estava presente no timaço:

Yashin - Djalma Santos, Bobby Moore, Beckenbauer, Nílton Santos - Cruyff, Maradona - Garrincha, Di Stefano, Pelé, Puskas.



Nilton Santos é imortalizado na Calçada dos Campeões, em Mônaco


Nilton Santos pôs seus pés em uma forma de gesso para ser imortalizado


No dia 28 de abril de 2009, Nilton Santos pôs seus pés em uma forma de gesso para ser imortalizado, mais uma vez, na história do futebol mundial. As formas com o formato do pé do Enciclopédia vão para Mônaco para integrar a Calçada dos Campeões, pelo fato de ter ganho o prêmio GoldenFoot, prêmio esse que eterniza os maiores craques do mundo.

Na homenagem, acompanhando o ídolo, estavam a inseparável esposa Maria Coeli, Luiz Agosto Veloso, colaborador da GoldenFoot no Brasil, e o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção. Durante a homenagem foi lida em voz alta para o ídolo uma carta enviada pelo fundador da GoldenFoot, Antonio Caliendo, explicando a escolha de Nilton para entrar na calçada, exaltando a história e importância do Enciclopédia na história do futebol brasileiro e mundial.





Nilton Santos recebe homenagem do Senado pela conquista da Copa de 58


Placa em reconhecimento


No dia 25 de Junho de 2008, Nilton Santos recebeu do Senado Federal uma placa em reconhecimento à participação do Enciclopédia na conquista do título mundial de 58, pela seleção brasileira, que em 2008 completou 50 anos.

Na placa está escrito: “Ao Ilustre jogador Nilton Santos, o reconhecimento e homenagem do Senado Federal pelo cinqüentenário da conquista da Copa do Mundo de 1958.” Assinado pelo Presidente do Senado Federal, Senador Garibaldi Alves, e pelo Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, Senador Cristovam Buarque.



Nilton Santos recebe camisa da Seleção Sueca, em homenagem ao titulo da Copa de 58


Nilton Santos com uma camisa personalizada


A Associação Sueca de Futebol presenteou o Nilton Santos com uma camisa personalizada de sua seleção principal, uma homenagem ao título da Copa de 58 disputada no país. Reconhecendo mais uma vez a importância do ídolo para a história do Futebol, a camisa tem nas costas o nome Nilton Santos e o número é 58, em alusão ao ano da competição.


 
5/8/2020 - Notícia
A história por trás do livro
 
29/7/2020 - Entrevista
Hanna e o vovô Nilton
 
22/7/2020 - Notícia
O último grito de gol
 
[ veja + ]
Copyright © 2020 Nilton Santos - Desenvolvido por FelipeAlves.com