Notícias

19/8/2020
O rei da camisa seis e a sua arte


Um dos quadros trabalhados por Nilton Santos - Foto: Arquivo Pessoal


Poucos sabem, mas o rei da camisa seis também gostava de pintar. Isso mesmo. Nilton Santos era ótimo com a bola nos pés e, na maturidade, resolveu se arriscar com as mãos. Já com os seus cabelos brancos, ele descobriu o prazer na pintura.

“Ele começou a fazer os quadros em Brasília. Devia ser em 1986 ou 1987, eu estava no científico, e em um dos meus trabalhos de escola sobre entalhes em madeira, ele se envolveu e gostou. Aí ele começou a entalhar e pintar”, conta Luciana, sobrinha da Maria Coeli, esposa do Nilton Santos.

Nilton não parou com o hobby quando voltou ao Rio de Janeiro. Sua esposa sempre procurava quadros para ele exercer a sua arte. Uns já estavam desenhados, mas ele tinha a paciência e tranquilidade dos que manejam o pincel com dedicação e prazer. Outros, ele mesmo ajudava a entalhar e dar o acabamento a seu gosto. Casas e flores eram os moldes favoritos do jogador.

“Ele começou a assinar o nome dele e anos depois criou o bonequinho. Ele até passou a assinar e a colocar esse bonequinho”, lembra Luciana.

Alguns dos quadros pintados pelo craque continuam a enfeitar as paredes da casa de Araruama como lembrança do “tio Nilton”. Outros foram dados de presente a amigos próximos da família.

Quem diria, que além do domínio com a bola nos pés, Nilton Santos também se saía bem com as mãos? Que outros hobbies podemos descobrir do ídolo?



COMPARTILHE:
 
23/9/2020 - Notícia
Nilton Santos monumental
 
16/9/2020 - Notícia
O primeiro nunca se esquece
 
9/9/2020 - Entrevista
O anjo do Nilton Santos
 
[ veja + ]
Copyright © 2020 Nilton Santos - Desenvolvido por FelipeAlves.com