Notícias

16/9/2020
O primeiro nunca se esquece


Jogadores campeões em 1948 - Foto: Autor desconhecido


Nilton Santos sempre teve estrela e o pé “quente”. Em seu primeiro ano no Botafogo, não demorou muito para deixar a sua marca. No dia 19 de setembro de 1948, o time de General Severiano recebeu em casa o América, pela nona rodada do Campeonato Carioca. Vitória alvinegra com gol do lateral esquerdo, algo quase impensável na época. De acordo com a edição vespertina do Jornal O Globo no dia seguinte, Juvenal atrasou a bola para Nilton, que chutou firme. O goleiro do América, sem acreditar, ficou imóvel vendo a bola cruzar o arco e morrer no gol.  

Segundo a publicação, o Botafogo não fez um jogo extraordinário, mas lutou com disposição. A crônica ainda creditou os louros da conquista ao Nilton Santos. “A zaga Marinho e Santos, firme, salientando-se o back esquerdo e ainda com o grande mérito de ter assinado o tento da vitória e ter evitado outro que, não há dúvida, estaria consumado não fora a sua intervenção”. O único gol da partida foi aos 20 minutos do primeiro tempo. Mas, a sorte também ajudou o Alvinegro, já que Amaro perdeu um pênalti para o América, aos 15 minutos da etapa final.   

A chegada de Nilton Santos foi, aos poucos, domando invejosos, críticos e desconfiados. Com a bênção de Carlito Rocha, aquele gol inédito da Enciclopédia do Futebol, o primeiro em jogo oficial pelo clube, fez parte de uma temporada que terminou de forma memorável – a da conquista do Campeonato Carioca de 1948, título que veio em cima do Vasco, apelidado à época de "Expresso da Vitória". Taça essa que veio após 13 anos de jejum, depois do tetracampeonato de 1932 a 1935.   

É curioso também que ele foi o único jogador campeão invicto naquele ano. Uma vez que a única derrota foi na estreia da competição para o São Cristóvão (4 a 0). Neste dia, Nilton atuou pelo time aspirante, que venceu por 2 a 1. Desde então, mudanças ocorreram e nada foi igual. 

Nilton Santos chegou e logo fez a sua estrela brilhar, junto a que batia no peito da camisa alvinegra. Aquele título foi o primeiro, após a fusão de 1942. Está cravado na história, o primeiro nunca se esquece.

BOTAFOGO 1 X 0 AMÉRICA

Gol: Nilton Santos

Data: 19/09/1948

Local: General Severiano

Botafogo: Osvaldo Baliza, Marinho e Nilton Santos; Rubinho, Ávila e Juvenal; Paraguaio, Geninho, Pirilo, Otávio e Braguinha.

América: Vicente, Alcides e Joel; Hilton, Spínola e Amaro; Alcides II, Maneco, Maxwell, César e Esquerdinha.



COMPARTILHE:
 
26/11/2020 - Notícia
Documentário Ídolo é liberado para o público
 
22/10/2020 - Notícia
Nilton e os 80 anos do Pelé
 
14/10/2020 - Notícia
Nilton Santos e as crianças
 
[ veja + ]
Copyright © 2020 Nilton Santos - Desenvolvido por FelipeAlves.com